GRADUAÇÃO OU ENSINO TÉCNICO?

Num passado recente, quem possuía o Segundo Grau completo (atualmente Ensino médio), estava bem colocado no mercado de trabalho. Poucos chegavam a concluir o ensino médio, ficando apenas com o fundamental e muitas vezes incompleto. 

Com o passar do tempo, o mundo corporativo passou a inserir no seu meio profissional com mais qualificações (pequenos cursos, geralmente de poucas) horas. 

Sucessivamente, passou-se a procura de profissionais técnicos, com um curso mais alongado e incisivo nos temas pertinentes à profissão. Na continuação desta crescente, chegou-se ao Ensino Superior, um obstáculo principalmente para a geração que se adaptou a concluir o Ensino Médio e se alocar no mercado de trabalho.

Hoje, podemos observar que o Ensino Médio é requisito mínimo solicitado pelas empresas, quase que indispensável. Considerando a falta de oportunidades, muitos procuram especializações e entram num conflito entre fazer pequenos cursos profissionalizantes, cursos técnicos ou ingressar em uma Universidade. 

No intuito de enriquecer o conhecimento e seu currículo, começam os pensamentos sobre os prós e os contras de cada opção estudantil. 

CURSO TÉCNICO

faculdade

Primeiramente é preciso entender o que é um curso técnico. Estes cursos se caracterizam por curta duração, podendo variar de 12 meses até 24 meses. 

Seu objetivo principal é capacitar o estudante de maneira incisiva e o mais rápido possível para ingressar numa corporação de atividade específica. 

Segundo o MEC, existem hoje 180 técnicos incluindo as instituições privadas e públicas. 

  • Integrado: este módulo abrange conteúdos do Ensino Médio e matérias atuais relacionadas ao curso. Podemos considerar que este módulo dá noções básicas técnicas, mas de uma boa valia.
  • Subsequente: sua estrutura é caracterizada pela junção dos métodos ensinados no módulo integrado, podendo ter duração de até dois anos ou dois anos e meio. Sua função é a forte capacitação oferecida ao aluno. 

VANTAGENS DO CURSO TÉCNICO 

É necessário a compreensão do objetivo do curso técnico, que é única e exclusivamente para formar o aluno para uma profissão específica, limitando os espaços no mercado de trabalho. 

  • Com a necessidade da busca de conhecimentos para exercer as atividades, o curso técnico é mais acessível financeiramente, pois sua duração é menor, com o intuito de ingressar rapidamente no mercado de trabalho. 
  • Existem muitas plataformas governamentais que oferecem cursos técnicos gratuitos, com a mesma produtividade dos cursos pagos. 
  • A remuneração no mercado de trabalho está dentro da média brasileira, podendo chegar até R$2500. 

Um lembrete muito importante: curso técnico e curso tecnólogo são dois cursos distintos, então cuidado na hora de fazer sua matrícula! 

GRADUAÇÃO – CURSO SUPERIOR

faculdade

As universidades ofertam cursos de longa duração e de maior custo. As Universidades públicas (sem custo) são de difícil acesso e o processo é árduo. 

O Ensino Superior é o mais alto nos índices educacionais, elevando o poder curricular e social. Realizando sua graduação, a gama de possibilidades no mercado de trabalho se torna maior. 

Contudo, os cursos são de longo prazo, o que não é adequado para quem procura uma rápida colocação no meio corporativo, porém, quando concluído, o leque se abre de forma rápida, tendo inúmeras possibilidades de trabalho. 

DICA: Faça sua graduação com 50% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

VANTAGENS DO CURSO SUPERIOR


Assim como o curso técnico, é necessário você ter um planejamento ou meta já pensadas e trabalhadas para dar início aos estudos. Entenda que o prazo é longo e trabalhoso, porém terá acesso a incontáveis possibilidades. 

  • Salários mais altos, conforme seu curso/futura profissão
  • Abre-se a possibilidade de concursos públicos, podendo alcançar os mais altos cargos dentro de uma empresa.
  • Graduando em determinados cursos, como administração, por exemplo, você poderá ter seu próprio negócio. Logicamente não é necessário possuir ensino superior completo para iniciar seu negócio, porém tendo o acervo de informações necessárias para melhor manusear as atividades sem dúvidas acarretará um sucesso maior. 
  • A possibilidade de crescimento dentro de empresas é maior, podendo chegar ao cargo de chefe.
  • O poder do currículo é muito maior, sendo cada vez mais cobiçado pelas grandes multinacionais. 

TOMADA DE DECISÃO

Tomar decisões faz parte da vida de todos, sejam elas decisões importantes ou menores. Neste caso, você estará tratando de todo o seu futuro acadêmico e profissional. Analisar com calma e coerência todas as possibilidades dentro da sua necessidade é fundamental para chegar a decisão final, maximizando seu tempo e garantindo que sua escolha foi a melhor. 

Tenha como base seu conhecimento empírico; avalie pessoas ao seu redor, a satisfação das mesmas nas usas escolhas e tenha como base estas avaliações; converse diretamente com graduados, técnicos e afins para enriquecer seu conhecimento para tomar tal decisão. 

Ainda há o artifício da internet, onde há inúmeros artigos, inclusive acadêmicos falando sobre este assunto específico; vídeos de graduados preparados para falar do assunto e assim poder lhe dar as melhores orientações. 

Mantenha sempre uma rede de contatos avaliando as possibilidades ao seu redor, mantendo a calma e não hesitando em procurar o que é melhor para você. 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *